Com o intuito de levar o maior número de jogos do Steam para o SteamOS, um dos grandes desafios da Valve se encontra, exatamente, em seus próprios jogos - com um exemplo em destaque: “DOTA 2”. Shooters como “Half-Life” e “Left 4 Dead 2” não são difíceis de se imaginar em um controle, mas um MOBA complexo como “DOTA 2”?
Bom, de acordo com Jeff Bellinghausen, engenheiro de hardware da Valve, “é um verdadeiro desafio, mas também algo muito excitante” fazer o Steam Controller funcionar com um jogo complexo como “DOTA 2”, que usa uma boa parte do teclado.
Apesar de concordar que não será possível combinar perfeitamente o controle com o MOBA, Jeff explicou que o objetivo de jogar “DOTA 2” em um controle não é exatamente visando o lado profissional, mas o uso de tudo o que o periférico tem a oferecer. “Acho que conseguiremos alcançar 90% da compatibilidade”, afirmou o engenheiro.
Mesmo dizendo que o foco de se jogar “DOTA 2” com o controle não seja o professional, a ideia de se criar um segundo “modo” de jogo parece um tanto perigoso em uma comunidade online que às vezes se torna um tanto quanto raivosa. Eu, pelo menos, consigo imaginar que seria criada uma segregação entre quem joga com controle e quem joga com teclado/mouse dentro das partidas (através de xingamentos, com certeza). Logo, surgiriam as perguntas: como resolver esse problema dentro dos servidores? Jogadores que optarem por diferentes modos de jogabilidade seriam separados? Haveria servidores para todos? E por aí vai...
E você, o que acha? Trocaria seu teclado e mouse pelo Steam Controller e seus touchpads?
Pra te ajudar a responder, fique com o vídeo abaixo, que mostra “DOTA 2” sendo jogado no Steam Controller. No entanto, vale lembrar que a tela prometida no centro do periférico não foi colocada nas versões para beta e que, portanto, existem mais funções no jogo do que botões no controle (como dar deny, por exemplo?!).