Após enorme sucesso, desenvolvedor tira jogo "Flappy Bird" do ar


Após uma corrida alucinada rumo ao topo das listas de aplicativos mais baixados para dispositivos iOS e Android, a trajetória de "Flappy Bird" pode ter acabado neste domingo (9).

O jogo foi removido da Google Play e da AppStore.
Em menos de um mês, o simples e cruel jogo gratuito saltou do desconhecimento para o status de ícone da cultura popular. No Twitter, nem mesmo os "Angry Birds" foram tão discutidos quanto esse novo tipo de pássaro nos últimos dias. Enquanto isso, seu criador, o vietnamita Dong Nguyen, afirmou ao site The Verge que passou a ganhar uma média de US$ 50 mil por dia por causa dos anúncios no game.
Mas, ao que tudo indica, essa não é uma história de sucesso feliz. "Eu posso dizer que 'Flappy Bird' é um sucesso. Mas ele também arruinou minha vida simples, então agora eu o odeio", afirmou Dong Nguyen por sua conta no Twitter neste sábado (8) - pouco antes de revelar que retiraria o jogo do ar. "Eu não aguento mais isso", disse.


  • Sucesso intimidador
Contactado por UOL Jogos para discutir seu game, o desenvolvedor não respondeu. A dessatisfação dele com a atenção obtida por seu jogo já tinha sido evidenciada na terça-feira (4), quando ele compartilhou a seguinte mensagem: "A imprensa está supervalorizando o sucesso dos meus jogos. Isso é algo que eu nunca quis. Por favor me deem paz".
Mas o sucesso do jogo é inegável. O motivo da explosão de downloads tanto tempo após ele ter sido disponibilizado na AppStore é um mistério, mas seu sucesso viral, não. Simples de controlar, mas difícil de dominar, "Flappy Bird" ganhou atenção de usuários de redes sociais justamente por sua crueldade. Encontrar publicações com as melhores pontuações de cada jogador no Facebook e no Twitter tornou-se comum, e assim, mais e mais pessoas baixavam o game.
Mesmo que "Flappy Bird" nunca mais reapareça nas lojas digitais após provar a volatilidade e a imprevisibilidade do mercado mobile, uma série de clones tomarão seu lugar até que a febre desapareça completamente. No momento da publicação deste artigo, "Ironpants" é um dos aplicativos mais baixados na AppStore americana. Trata-se essencialmente de "Flappy Bird" com roupas diferentes.

Fonte: UOL
Comentarios
0 Comentarios