O sensor de movimentos Kinect, dos videogames Xbox 360 e Xbox One, da Microsoft, está sendo utilizado para monitorar a fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. Ao identificar que uma pessoa se aproxima da fronteira, ela é identificada pelas câmeras do acessório e envia um alerta aos militares.
Um software criado pelo sul-coreano Jae Kwan Ko utiliza o Kinect para realizar o monitoramento da fronteira desde agosto de 2013, quando o sistema foi lançado, de acordo com reportagem do jornal "Hankooki".
Com as lentes viradas para a fronteira, o sistema detecta qualquer movimento fora do comum e consegue diferenciar se a movimentação que ele enxerga é de um ser humano ou de um animal. No caso de identificar um ser humano, o sistema envia um alerta para os militares para que tomem as providências necessárias.
"Nunca imaginei que um acessório de um videogame poderia seria utilizado como um sistema de defesa de um país", disse Ko em entrevista ao jornal.
Mais detalhes sobre o sistema não foram revelados por envolver assuntos de segurança nacional da Coreia do Sul.
O jornal não informou qual versão do Kinect foi usada, a do Xbox 360 ou a do Xbox One, videogame de nova geração da Microsoft lançado em novembro de 2013 - na Coreia do Sul o console ainda não chegou às lojas. A nova versão do sensor consegue detectar até os batimentos cardíacos do usuário, além de ter uma captura de movimentos mais precisa.